terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Dia Mundial do Braille
Hoje comemora-se o «Dia Mundial do Braille, um código universal de leitura táctil e de escrita usado por deficientes visuais, que se deve a Louis Braille (1809 – 1852), um francês de espírito criativo e empreendedor que se dedicou, a partir dos 15 anos, a encontrar um sistema que possibilitasse a invisuais escrever em relevo, surgindo o sistema que hoje conhecemos como «método braille».
Para descobrires um bocadinho mais, visita este curso virtual.
Actualmente a escrita pode obter-se por meio de impressoras braille ligadas a computadores assistidos por software apropriado, a partir da digitação do texto ou do seu reconhecimento óptico.
Podes ler um livro em Braille na nossa Biblioteca, a que já fizemos referência aqui. Aliás, a turma 4.º A vai participar, na próxima sexta-feira, na actividade "Escrita com pontinhos", promovida pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, com a presença da Dr.ª Sandra Estevão, invisual, e responsável pelo Gabinete para a Inclusão da Universidade do Minho, que nos irá falar e demonstrar, como ler e escrever neste sistema de escrita com pontos em relevo, com a ajuda de uma boneca.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário