quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sarilhos do Amarelo

          Hoje, à tarde, alguns voluntários da Juventude Cruz Vermelha Prado e dois meninos do Projecto Giro vieram representar Os Sarilhos do Amarelo, de Pedro Sales Luís Rosário, à nossa Biblioteca, às turmas do 3.º Ano, A e B.


          Mas...nada melhor que as palavras dos nossos alunos para vos contar desta bela experiência:

          "Neste Teatro aprendi que o trabalho em equipa é muito mais fácil porque o Amarelo, um dia, perdeu-se dos amigos e eles, em equipa, foram procurá-lo. Eu gostei de ver a grande amizade entre as cores do arco-íris e a ajuda que deram ao seu amigo Amarelo. Foi um bonito gesto de amizade para com o Amarelo, porque nunca desistiram de o procurar. A aventura deles foi muito divertida e eu gostei de a ver com música."
Fernando Conde, 3.º A


        "Era uma vez cinco cores, o vermelho, o verde, o azul, o rosa e o amarelo. Um dia, o amarelo desapareceu, e eles procuraram por todo o lado e não o encontraram.
       Entretanto, apareceu um pássaro que lhes disse para fazerem uma planificação (PL). Eles fizeram o que o pássaro lhes disse e encontraram uma pista, uma galinha de papel. Seguiram o seu caminho, e encontraram um conjunto de formigas, a formiga principal, ensinou-lhes o EA.Todos seguiram PLEA. Encontraram uma galinha, apareceu o pássaro que lhes deu uma pista, com essa pista encontraram o amarelo."
Sofia Barroso, 3.º A

          "No dia 22  maio, eu e a minha turma fomos ver um teatro à Biblioteca da escola, para festejarmos o Dia do Agrupamento. vimos o teatro «Sarilhos do Amarelo»  que foi muito divertido.
          O fantoche que eu mais gostei foi o verde, porque ele fazia muitas piadas. O que se passou no teatro foi que uma cor do arco-íris tinha desaparecido e os amigos foram em busca dele e pelo caminho encontraram novos amigos.
           Eu gostei muito deste teatro, porque foi muito divertido."
Maria Leonor, 3.º A

          "Hoje, dia 22, Dia do Agrupamento, a Cruz Vermelha veio à escola fazer uma peça de teatro:  "Os Sarilhos do Amarelo". Começaram por apresentar os fantoches: Vermelho, Verde, Azul, Rosa, Amarelo, uma cor tímida mas sempre pronta a pôr-se em sarilhos.
          Um dia estavam passear pelo bosque quando o Amarelo se decidiu esconder dos amigos, que ficaram preocupados e decidiram procurá-lo.
          A meio do caminho decidiram ir perguntar ao senhor Soluços. Ele disse para pensarem na palavra PLEA  PL=planificação, E=executar, A=avaliar.  Assim, iam por um caminho melhor. Chegaram a um pântano cheio de lama.
De repente o Rosa caiu na lama. As três cores puxaram com muita força e salvaram o Rosa. Uma águia apareceu e as cores perguntaram se tinha visto o Amarelo, mas não o viu.
          - Pensem na palavra PLEA !- disse a águia.
          - Mas tu conheces essa palavra?- perguntaram as cores.
          - Sim, conheço- respondeu. - Se adivinharem uma adivinha , dou-vos uma pista.
          E acertaram! A resposta era flor. O Amarelo estava num galinheiro. Continuaram o caminho até que viram o galinheiro. Viram um ovo a tremer e abanaram-no com muita força.
         - Fiquei preso à gema-disse o Amarelo.
          Soltaram-no e ficaram todos felizes!"
Ana Filipa Gonçalves 3.º A 

          "No dia 22 de maio, no Dia do Agrupamento, uns jovens da Cruz Vermelha vieram apresentar um Teatro de Fantoches. No teatro os “Sarilhos do Amarelo” as personagens eram: o Vermelho, o Verde, o Azul e a Cor - de – rosa.
Fizeram um teatro em que o Amarelo fugiu dos amigos e ficaram preocupados. Para o encontrarem foram à busca dele e pelo caminho encontraram vários amigos que os ajudaram a encontrar o Amarelo.
Quando encontraram, estava dentro de uma gema. Ficaram aliviados.
Gostei deste teatro. Aliás, não gostei, ADOREI!!!!!!!.
Catarina 3.º A

          "Num bosque muito calmo havia um arco- íris formado pelo Vermelho que era muito sábio,  o Verde que era muito irrequieto, o Azul que era atrevido, o Rosa que era preguiçoso e pelo Amarelo que era aventureiro. Só que num dia o Amarelo desapareceu e as cores ficaram assustadas. Elas não sabiam o que fazer, então apareceu a águia sorridente que lhes disse que tinham de planificar. Então elas planearam. Seguiram as pistas e encontraram um ovo e lá dentro estava o Amarelo"
 Marta Carvalho 3.º A
                                                                                                                                                   
          O Fernando Conde gostou muito de ouvir a música trazida pelos fantoches, perdão, pelos jovens atores. Ora cantem lá com eles:


O AMARELO

Fugiu o amarelo no bosque sem fim
Ninguém sabe onde está, deve precisar de mim
Fugiu o amarelo no bosque sem fim
Ninguém sabe onde está, deve precisar de mim

O amarelo, o amarelo desapareceu no bosque
Não sabemos, não sabemos, não sabemos onde está
O amarelo, o amarelo desapareceu no bosque
Não sabemos, não sabemos, não sabemos onde está...


Sem comentários:

Enviar um comentário