terça-feira, 4 de outubro de 2011

O lanche do senhor Verde, de Javier Sáez Castán

As turmas do 1.º e do 2.º ano foram até à Biblioteca conhecer a obra O lanche do senhor Verde, de Javier Sáez Castán.




Cada turma foi dividida em 6 grupos, sendo atribuída uma cor a cada grupo, conforme as personagens da obra: o senhor Verde, o senhor Amarelo, o senhor Rosa, o senhor Azul, o Castanho e, por último, o senhor Preto. Ficámos, então, com o grupo verde, o amarelo, o rosa, o azul, o castanho e o preto. Na mesa de cada grupo estavam disponíveis lápis de cor com a cor respetiva. Assim, o grupo verde só teve acesso a lápis de cor verde e assim sucessivamente. 




Foi distribuída a cada aluno uma folha com vários desenhos para colorir. Cada grupo só pode pintar os desenhos da cor que lhe foi atribuída. Os desenhos aí presentes pertenciam a classes diferentes e tiveram que ser pintados conforme a classe, ou seja, os alunos receberam instruções para só pintarem peças de vestuário, por exemplo, e depois alimentos, para verificar se o aluno identifica os vários desenhos e se os consegue agrupar conforme a sua classe, “eliminando” os estranhos. Os alunos, à medida que foram pintando, foram levados a refletir acerca da cor com que pintaram os desenhos: se era a apropriada, a real, se existem objetos daquela cor, se aquele alimento pode ter aquela cor, etc.




Em cada mesa, além dos lápis de cor, estavam disponíveis uns óculos feitos em cartolina, com lentes em papel de celofane da cor respetiva desse grupo. Os alunos colocaram os óculos e  passaram a ver o espaço da Biblioteca sempre da mesma cor, sem variedade e, inclusive, viram os seus colegas de uma cor diferente da habitual.







Os alunos ouviram a história do senhor Verde e verificaram que cada grupo em que a turma se dividiu tem a cor das personagens da obra. Através da leitura/análise da obra e da coloração dos desenhos, os alunos  concluiram que o mundo tem “graça” com todas as suas cores, com todas as suas diferenças, estabelecendo-se aqui a analogia com as pessoas que são de cores/etnias diferentes e cada uma tem o seu valor como ser humano, bem como os portadores de deficiência que também são diferentes e, cada um de nós, à sua maneira, é especial.
Para terminar esta atividade, foi projetada uma apresentação com várias fotos “insólitas” que são belas pela sua estranheza e que os alunos foram comentando entusiasticamente. 


Aqui está a apresentação: O mundo colorido!


Se quiserem saber mais acerca desta obra maravilhosa, podem ler aqui, ou aqui e ainda aqui e ali.

Sem comentários:

Enviar um comentário